15 dezembro 2013

Apresentação

Este é um exercício literário sobre um personagem que surgiu a partir de meu sentimento de indignação por uma série de episódios que vêm ocorrendo no dia a dia. Mino, que poderia ser Maria, Zezé ou João, é uma suposição do que pode vir a acontecer em um futuro não muito distante em consequência de todos os problemas criados pelas criaturas atuais.
O menino chamado Mino é descendente de sobreviventes da vida no Planeta, que teve não só o meio ambiente danificado, como também todas as relações entre os seres humanos (política, religiosa, econômica, sociais). Ele manifesta sua estupefação ao tomar conhecimento de fatos que hoje nos rodeiam, por meio de histórias contadas por uma avó com bastante idade (ultrapassou a expectativa de vida da nossa época). Mino passa a comparar o que ela conta com o que acontece no seu tempo. Constata que em alguns casos é bem melhor viver o seu cotidiano e fica admirado ao ver que a avó conseguiu sobreviver a tanta destruição.
As crônicas de um provável futuro representam um desabafo sobre ocorrências do presente, que envolvem a violência em suas mais diversas formas, a impunidade multiplicada, os desmandos dos homens públicos, as agressões ao meio ambiente e ao próprio ser humano. Esta é uma tentativa de reconstruir a realidade por meio da narrativa de uma criatura ficcional, que ao registrar as histórias contadas pela avó faz com que os fatos reais ganhem características de ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário